domingo, 2 de março de 2014

Resenha [#6] : Extraordinário, de R.J.Palacio


Editora: Intrínseca

Páginas: 317

ISBN: 9788580573015

Skoob: aqui.

Sinopse : August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
             Já tem algum tempo que li, e ainda estou sem palavras para expressar o quão bom é esse livro. Mas, vou tentar.
           O livro começa sendo narrado por Auggie, que conta sua história. Ele prefere não descrever sua aparência pois mesmo assim não conseguiríamos imaginar. É sempre pior. O bom do livro, é que nada é "forçado". Realmente parece uma criança falando. Ele sabe que é como qualquer criança de 10 anos, mas não tem a aparência de uma.
            Ele nunca frequentou uma escola devido ao grande número de cirurgias pelas quais passou, mas sua mãe lhe ensinava em casa. E agora com 10 anos, seus pais começaram a discutir sobre isso. E ele vai para escola conhecer e ver se gosta, antes que as aulas realmente comecem. E é aí que já conhecemos outros tipos de crianças. Tem as que são como Auggie, inocentes, e as que são como Julian, que como classificou a mãe de Auggie : é daquele tipo de garoto que age de um jeito na frente dos adultos e de outro com as crianças.
            E é quando todos estão em seu primeiro dia de aula que vemos como Julian é mal, no momento em que estão todos se conhecendo e falando do que gostam.
           E então começa a parte que é narrada por Via, a irmã do Auggie e assim temos uma noção que não é apenas ele que sofre com a síndrome que tem, e Via fica muito chateada por sofrer com isso.
           E depois é a vez de Summer contar como ficou amiga de Auggie e em seguida, quem narra a história é Jack, amigo de Auggie. E o que gosto nisso, é que a história "volta" um pouco para ser contada a partir do ponto de vista dele. Para mim, isso foi hilário !
             Enfim, muita coisa acontece e eu ri muito e chorei também. Acontece é que eu sabia que isso acontecia, mas nunca tive ideia de como poderia ser de verdade. Sei que o livro é uma invenção baseada em uma menina que a autora viu na sorveteria, mas ainda sim tem fatos muito fortes, porque em muitos momentos é apresentado que essas crianças entendem muito mais do que os adultos acham e limitam.
          Acho que esse livro deveria ser lido para todas as crianças ainda quando pequenas, +/- 6 anos, mas contado da maneira correta, para que não agissem como Julian.
             E para quem não ouviu a história quando criança, recomendo para os adultos também, para que toque seus corações.

             O livro meciona várias coisas que gosto como o toque do queijo (diário de um banana), Star Wars e Hobbit.
             Simplesmente quero abraçar Auggie e dizer que eu o admiro !
Abaixo, o Book Trailer do livro.

4 comentários:

  1. Participando da Promoção “Março com a estante cheia”.

    Tbm estou realizando um sorteio em meu blog e gostaria de convidar vc e seus seguidores para participar.
    Acesse e inscreva-se:
    http://artedaelda.blogspot.com.br/2013/04/promocao-de-aniversario-arte-da-elda-1.html/
    Aguardo todos.
    Abraço.
    Elda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo convite ! Irei conferir depois.
      Bjs, Rapha

      Excluir
  2. Ahhh Está na listinha de leitura.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo! Super recomendo !
      Espero que goste tanto quanto eu.
      Bjs, Rapha

      Excluir

Obrigada pelo recadinho ! Assim que ler eu respondo, beijinhos ;*