sábado, 15 de fevereiro de 2014

Tag Literária [#1] : Oscar Literário

Olá !
Venho hoje aqui com a tag "Oscar Literário" que vi no Minha Vida Literária. Quem criou a tag foi o Leandro Aves, do Palavras de Um Leitor. Não fui indicada, mas vi, achei legal e decidi fazer.
O objetivo da tag é responder uma série de quesitos que foram os melhores de 2013 para você.
O meu critério para escolher, foi : livros que eu li em 2013, não livros que foram publicados em 2013.
E para começar :

O MELHOR LIVRO DE 2013
             Pois é. 16 anos e nunca tinha lido "O Pequeno Príncipe". Então em um belo dia, estava eu em uma aula de filosofia e o professor passou um trabalho e uma lista de livros para ler. E foi esse que escolhi. Mas não como muitos disseram que era por ser o menor da lista, escolhi porque muitas pessoas falam muito bem dele, e agora eu já sei o porque.

O MELHOR AUTOR DE 2013
             Essa foi difícil ! Escolhi John Green porque conheci ele em 2013. Sim, conheci autores FABULOSOS em 2013, como Lauren Oliver, Lissa Price e Veronica Roth, mas além de ele ter sido o primeiro (sem relevância isso na verdade, enfim) eu não queria repetir as respostas nos tópicos. Sei que vai ter mais um tópico e o livro vai ser dele, mas enfim, achei mais adequado ele vir nessa colocação.

O MELHOR PROTAGONISTA MASCULINO DE 2013
             Cheguei nesse tópico e percebi que os +/- 30 livros que li em 2013, apenas 2 eram com protagonistas masculinos. Pelo menos 2 que tivesse apenas ele como protagonista contando sua história (por exemplo, livros do Sparks tem mais de um protagonista, contando sua história). E os dois foram : "O Príncipe" da Kiera Cass e "O Teorema Katherine" (resenha aqui) do John Green. Mas, eu achei o protagonista de "O Teorema Katherine" irritante. Então escolhi o Príncipe Maxon, de "O Príncipe", um conto de "A Seleção".

O MELHOR PROTAGONISTA FEMININA DE 2013
             Escolhi a Jamie como melhor protagonista porque ela merece ! Li os 2 primeiros livros da série em 2013 e AMEI ! Só não li o resto porque não os tenho, e 1 e 2 foram emprestados. É o seguinte : a Jamie é SUPER divertida e eu AMO o jeito dela. Ela odeia a Angelina e eu adoro isso porque acaba sendo engraçado também. Abaixo, uma demonstração :

MELHOR PERSONAGEM COADJUVANTE MASCULINO DE 2013
             Escolhi o Hassan de "O Teorema Katherine" (resenha aqui). Achei ele super engraçado e divertido, melhor que o protagonista, e foi por isso que escolhi ele.

MELHOR PERSONAGEM COADJUVANTE FEMININA DE 2013
             Minha escolha para a melhor personagem coadjuvante é a Hana. Adorei o jeito dela um tanto ousado de ser, e de longe se nota que ela é uma boa amiga. Gostaria de saber como ela fica em "Pandemônio" mas ainda não li. Enfim, ela ganha fica como a melhor coadjuvante feminina.

MELHOR ARTE DE CAPA
             Ok, esse livro é a exceção. Eu não li em 2013, mas ganhei ele em uma promoção e ele chegou esses dias. Mas não só a capa dele é maravilhosa como a diagramação também, e por isso ele é a minha escolha.

MELHOR MUNDO OU AMBIENTE CRIADO EM 2013
             Divergente para mim é o melhor mundo ou ambiente criado porque AMO distopias, e dentre as que li, a melhor foi essa, cuja qual o final vai ser publicado agora 10 de março.

MELHOR TÍTULO DE 2013
             Não li nenhum livro com um título muito especial, ou legal ou incrível.. enfim, havia ficado em dúvida no tópico acima entre esses dois livros, e esse foi um jeito se "resolver".

MELHOR FINAL DE 2013
             E esse, sem sombra de dúvida, foi o livro com o melhor final ! Impressionante ! Já tem resenha no blog (aqui). Foi o livro mais fácil de escolher.
             Essas foram minhas escolhas, gostaram ? Trocariam pelo o que ? Comenta aqui em baixo ! ;)
             A única coisa que fiquei um pouco sem saber o que fazer, é que não pude "premiar" Starters ou a autora, mas saibam que é muito bom e eu recomendo !
             Por hoje é só, beijos, e até a próxima !

20 comentários:

  1. Fui "correndo" apertar em continuar pra ver o vídeo haha. Mas ficou bem legal assim amiga!
    Beijos :*

    paginasdeestorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha a princípio minhas tags serão assim Amanda *-*
      Que bom que gostou !
      Bjs, Rapha

      Excluir
  2. Oie,

    Seu Oscar me deu inveja, com certeza o melhor final foi de Uma Longa Jornada, é muito perfeito, acredita só foi esse livro que eu li da sua listinha, mas esse ano pretendo ler a maioria, estou super curiosa em relação a Divergente por causa do filme, Delirio, também é outra distopia que eu quero muito ler, não vou citar todos os livro senão o comentário ficará enorme.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo todos ! (Até porque estão aqui porque "ganharam".
      Espero que aproveite bem a leitura e goste tanto quanto eu.
      Bjs, Rapha

      Excluir
  3. Concordo com melhor Autor, melhor protagonista e melhor mundo criado!
    Adoro ver que outras pessoas gostam tanto de alguns livros quanto eu!!! s2
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho muito legal encontrar casos assim ! Muito legal que concordamos !
      Bjs, Rapha

      Excluir
  4. Oi,
    Concordo totalmente com o melhor do ano o autor do ano hehehe
    Ah antes que esqueça melhor personagem coadjuvante.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou de minhas escolhas Mari !
      Volte sempre !
      Bjs, Rapha

      Excluir
  5. Oi Raphaella,
    tudo bem?
    Nossa, difícil fazer premiação. Já pensei em fazer uma, mas sempre que acho que esse foi o melhor livro que eu já li, ai leio outro de que gosto muito também. Fica difícil escolher, então, não faço premiação nenhuma.Risos...
    Eu ainda não li os livros que indicou, então, é difícil comentar, mas vou confiar no seu gosto literário. Divergente todo mundo fala que é excelente, eu quero muito comprar essa triologia.
    Gostei muito dessa tag.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila! Li a pouco tempo um livro que o personagem dizia que o livro favorito dele era sempre o último que ele lia haha.
      Realmente não foi fácil e vomo disse não pude premiar Starters, mas mesmo assim decidi publicar.
      Que bom que gostou ! Beijos, Rapha

      Excluir
  6. A maior parte dos livros que você citou eu nunca li, mas amo O Pequeno Príncipe e gostei da escolha do príncipe Maxon, se a gente não levar em conta as besteiras que ele faz em A Elite.

    Achei bem legal a tag, não conhecia!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha pois é, Maxon deu muitas mancadas em A Elite, mas realmente não tinha melhor para o cargo :T
      Pequeno Príncipe é perfeito !
      Que bom que gostou ! Beijos, Rapha

      Excluir
  7. Oie Raphaella, tudo bem?
    Bem, gostei muito da sua premiação. Com certeza John Green estaria na minha também, amo a escrita dele. Eu ainda não li o O Pequeno Príncipe,
    mas tenho muita vontade. Gosto muito do Maxon, mas na minha lista de 2013 ele não estaria. Já li Divergente é gostei muito do mundo distópico
    que Veronica criou. Uma das melhores distopias que já li. Quero muito ler Uma Longa Jornada, Nicholas adora escrever esses finais. Gostei muito da sua tag.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Jéssica!
      Fico feliz em saber sua opinião ! Super recomendo pequeno príncipe! (Afinal ele ganhou meu Oscar haha)
      Obrigada pela visita! E até mais.

      Excluir
  8. oi linda!
    Adorei o post ♥ Ótimas escolhas =3 eu adoro O Pequeno Príncipe, li quando era pequena, até hoje suspiro, e sempre que pego uma passagem pra ler pipoca uma nova lição. Eu estou lendo O Circo Mecânico e tenho que concordar, é uma arte linda! Quanto a Divergente, eu fiquei mortificada com o final! Quero arrancar os cabelos >.< sapatear em cima de um túmulo e mandar uma carta desaforada pra autora hahahahahahaha mas é um ótimo ambiente mesmo. Ainda tenho q ler Jogos Vorazes, pq eu enrolei que só e hoje quase não tenho tempo! ><
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - [Momento Cultural #4] Steampunk Culture!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha realmente é verdade que a cada vez que lemos é uma perspectiva nova.
      Leia jogos vorazes ! Eu adoro !
      Bjs, até a próxima

      Excluir
  9. Oiee =)
    gostei desse Oscar, primeiro que vi. Não li nenhum deles, e tenho curiosidade com alguns.
    Beliscões da Máh <3
    Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo todos ! (Afinal estão no oscar haha)
      Bjs, até a proxima

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?!
    Adorei essa Tag, achei muito legal de se responder.
    A capa de O Circo Mecanico é linda demais. Desde a primeira vez que vi, já fiquei encantada.
    Um livro que vejo muita gente falando é Divergente, mas sempre fico em dúvida se leio ou não.
    Minha Prima que tinha esses livros do Querido Diario Otário. Lembro que li rapidinho em um dia que ela veio me visitar e deixou o livro dando sopa. Não perdi a oportunidade e devorei o livro, cheio de humor, foi impossivel parar de rir.

    Parabéns pelas suas escolhas. Gostei bastante.
    Beijos,
    Bell
    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa é a característica de querido diário otario ! Haha
      Que bom que gostou! Bjs, até a próxima

      Excluir

Obrigada pelo recadinho ! Assim que ler eu respondo, beijinhos ;*